"Ponto de vista" Crônicas - Leonardo Magno




O sertanejo só quer água! Mas lhe oferecem números...



A seca se agrava a cada dia. O sertão vira um mar..de lágrimas.
A fome vem com a seca. A miséria assola sem dó...
A visão é tétrica! O caos já se instalou.
Diante deste quadro dantesco, diante desta miséria sem fim, o ser
humano chora sem lágrimas, porque até essas gotas secaram.

A indignação é maior quando as autoridades que poderiam resolver
este flagelo, vem a público dizer que a culpa é da falta de chuva, que
afinal isto é um problema sazonal, que a seca no Nordeste brasileiro
é um problema antigo. Tudo isto nós sabemos, mas o que importa é
a solução!
E o que diz a autoridade máxima da nação? Pois bem, após meses de
estiagem, depois de tanta miséria na região ,e após voltar das viagens
de turismo a Roma, e uma tour pela Europa (que ninguém é de ferro)
eis que surge a figura imponente desta mulher que herdou votos do
ex-presidente Lula,e foi eleita com a confiança do sofrido sertanejo.
Vendo-se ameaçada pela liderança regional de Eduardo Campos, ela
resolve dar as caras na região.
E enquanto o matuto pede água, ela oferece nùmeros!
"Estamos liberando R$ 9 bi, para a região", "liberaremos uma tonelada
de milho para os animais"estaremos junto com o BNDES, liberando..."
e mais blá,blá,blá...
O que o sertanejo quer é ÁGUA! E isto não se resolve com promessas!
Dinheiro não se transforma em água! Não adianta grana sem vontade
política e tecnologia.
A solução pode estar aqui mesmo no Brasil, mas se quiserem também
podem buscar no Oriente médio!









A intolerância mata!




A intolerância mata! Vivemos em um mundo intolerante isso é fato!
Este comportamento absurdo é inerente a nossa espécie.
Nos primórdios, lá no inicio da epopeia humana na terra seria admissível.
Porém diferente daquelas épocas hoje séculos depois nada justifica esta nossa saga de intolerância.
Hoje em pleno século 21, era da informática, do conhecimento e da inteligência, não deveria haver lugar para esta aberração!
Mas aí entram outra características bem humanas : A ambição, o egoismo o egocentrismo etc.
Estamos sempre em perigo ! A vida no planeta passa por apuros neste momento. A coisa se repete a cada ano! Antes eram os "soviéticos"depois os árabes,agora são os da Coreia do Norte! Com o seu ditador tresloucado, inconsequente! Uma figura patética que herdou o comando do país das mãos do pai outro desajustado que dominava o seu povo com "mãos de ferro".
Só espero que os americanos tenham bom censo e não revidem as ameaças deste louco ditador norte-coreano , pois isso poderia tornar-se uma grande catástrofe uma vez que a China sempre foi aliada da Coréia do Norte e não se pode mensurar o perigo de uma intervenção" amarela".
Que o bom senso prevaleça !







A lógica perversa da política


Suape em pernambuco, passou décadas esquecido. O lugar ideal para um porto era sempre relegado, e esquecido pelas autoridades federais e até locais, uma praia bucólica. Apenas isso.
Agora considerado um exemplo de complexo portuário, com um crescimento acelerado e uma perspectiva extraordinária de vir a ser o melhor e maior porto do país, haja vista a chegada ao nosso estado do maior complexo fabril da Fiat, afora outras grandes empresas que aportarão em nosso estado na "esteira"desta grande montadora que está sendo instalada no município de Goiana.
Nem precisamos lembrar da Refinaria Abreu e Lima, e de muitas outras indústrias que estão instaladas e outras que em breve chegarão.
Tudo aquilo é orgulho para o povo de Pernambuco! E com razão, pois é administrada pelo governo de Pernambuco com maestria alavancando o progresso para o nosso estado.

Mas a lógica perversa da política se fez presente! A presidente que será candidata a reeleição, está incomodada com a força do governador Eduardo Campos que faz uma ótima administração no estado e sem dúvida será um forte candidato a presidência nas próximas eleições, já se movimenta para tentar enfraquecer o governador.
E qual seria o ponto mais forte de Pernambuco? Justamente o complexo portuário de Suape!
Aí é quando entra a lógica perversa da política! A mesma lógica de Maquiavel : "É preciso atacar o inimigo com um riso nos lábios, assim você o deixa desnorteado", e com este riso nos lábios a bela ministra Geise Hofmam anuncia que o governo federal vai" administrar"a nossa "galinha dos ovos de ouro"!
Espero que a sociedade pernambucana não aceite esse riso maquiavélico da bela ministra!







Quem governa este país?




Se esta pergunta parece fácil,não se iluda !
Só parece...
A presidente! Responderiam muitos. mas
será? No nosso sistema presidencialista o
presidente é mera figura decorativa!
Quase uma rainha da Inglaterra.
O "quase"se justifica porque em alguns
momentos,ela até faz acontecer! Quando
se trata de tomar medidas demagógicas
ou algo que ajude o já privilegiado sudeste.
Mas quando se trata de uma medida traria
benefícios a milhões de brasileiros,diminuindo
a desigualdade social em relação ao sudeste,
a história muda! Vetou o que "prejudicava"o
Rio e Espirito Santo,estados ditos produtores
mas foi vencida pelo congresso,que em ùltima
análise representa a "voz do povo".Agora o
SUPREMO TRIBUNAL,se arvora no direito de
anular a promulgação da Presidente.
Não se respeita mais nada neste país!
Virou um "samba do crioulo doido"







 Que pais é esse?!...



Esta frase daquela música famosa de Renato Russo, está bem atual hoje. O supremo tribunal federal julgou e condenou quadrilheiros, e não pode prender!!!! O presidente da câmara afronta o STF, e diz que deputado não pode ser preso!!, e que vai abrigar a quadrilha na câmara, porque a polícia federal não poderia entrar no recinto, isto é uma barbaridade, isso tem nome: Desobediencia civil. Presionaram tanto que o" último dos moicanos"o ministro Joaquim Barboza para evitar uma situação perigosa "afrouxou"e não ordenou as prisões dos bandidos.
Que país é este???






Hipocrisia


Hipocrisia é uma “arte”! Na sociedade atual, somos todos hipócritas! Uns em menor ou maior grau que outros, mas infelizmente somos hipócritas.
Sem ela nós não nos desenvolveríamos! Não seria possível namorar, ter muitos amigos e os relacionamentos seriam complicados, e menos charmosos!
Qual namorado não deu uma flor a amada? Qual namorada não fingiu adorar um buquê de flores, mesmo sabendo que vai dar trabalho conservá-las, não que elas não gostem, mas na grande maioria das vezes, estão apenas fazendo o “charminho feminino”, pois não ficaria bem uma bela e sensível jovem não gostar de flores.
Aliás, este costume deve ser muito antigo mesmo, mas antigo do que parece, alguns acham que isto começou na idade média, quando algum príncipe, ou cavaleiro galante, ofereceu uma flor a sua amada, em troca de seus favores.
Eu acredito que esse deve ser um dos primeiros atos de hipocrisia da humanidade, e deve ter começado com os homens das cavernas. Para felicidade das mulheres, um “brucutu” daqueles teve um momento de genialidade, e talvez por ser mais fraco do que os outros da tribo, não conseguia arrastar uma mulher pelos cabelos, como era praxe entre eles, então resolveu ser hipócrita, e ofereceu uma flor, a primeira donzela que avistou, e obteve sucesso.
Claro que tudo isto é apenas para que o leitor tenha uma noção, da importância da hipocrisia nas nossas vidas, sem ela uma sociedade não anda, não se desenvolve, até por que, é uma atitude inerente ao ser humano.
Porém,como tudo tem a sua medida certa, quando se extrapola esta medida, as consequências podem ser danosas, e o que aparentemente seria uma boa atitude,torna-se algo muito ruim, desagregador, etc.
Para ilustrar as minhas palavras, tomemos como exemplo a água! Não existe nada tão vital na natureza.Pois muito bem, se tomarmos pouca água, sem dúvida poderemos ter problemas renais, circulatórios etc. Se ao invés disso, bebermos muita água, teremos com certeza grande chance de ter algum tipo de problema, pode ser renal,porque em excesso do precioso líquido, os rins também terão que trabalhar mais,e no mínimo você terá um abdome dilatado.
Como tudo na natureza é perfeito, a vida só aceita a medida exata! Quando nós extrapolamos, ou negligenciamos algo pagamos um preço por isto.
Quando uma sociedade extrapola,ou negligencia, também paga caro por isto.
A sociedade brasileira está extrapolando no quesito hipocrisia. Quando nossos legisladores,elaboram leis inócuas e cheias de palavras rebuscadas, com excessos de parágrafos, que ao fim do processo, servem de atenuantes para crimes hediondos,quando esta mesma sociedade se revolta quando um policial, no cumprimento do seu dever, e usando a força proporcional,executa a prisão de um “menor”, na maioria das vezes mais” troncudo” que o próprio agente da lei, ela está exercitando a pior das hipocrisias!
Esta hipocrisia, não é construtiva como a do “Romeu” das cavernas, nem tão pouco como a do galanteador, que manda flores a sua amada.
Outro dia, um jornalista questionou uma mãe que acabara de perder a filha, brutalmente assassinada, por um destes milhares de psicopatas, que estão soltos no país, devido as nossas leis hipócritas, e mal definidas, a pergunta era simples: “Se a senhora tivesse a chance de ficar cara a cara com este individuo, o que faria?”

A resposta, surpreendentemente foi: “Eu vou perdoá-lo, porque ele é um jovem, e tem idade para ser meu filho”
A questão é: Este realmente é o sentimento desta mãe? Ou será mais uma atitude hipócrita, de um membro desta sociedade, que procura a mentira como seu ponto de apoio, seu meio de sobrevivência neste mundo, o medo do castigo de Deus, faz com que muitos, principalmente os religiosos , sejam contra a penas mais duras.
Portanto, a arte de enganar, mascarar os sentimentos continuará, e nós pobres hipócritas, viveremos felizes extrapolando e ou negligenciando.

Ass. Leonardo Magno

Um comentário:

  1. Fiquem certos os pernambucanos,que só com a eleição de Eduardo Campos para presidente,teremos um governo voltado para o nordeste e em especial Pernambuco.Caso contrário,voltaremos a instagnação da economia,o que não seria bom pra todos

    ResponderExcluir