HISTÓRIA



HISTÓRIA


A União Brasileira de Escritores (UBE-PE), entidade que congrega escritores de todos os matizes e estilos no Estado de Pernambuco, foi fundada em 17 de janeiro de 1958, em memorável campanha liderada pelo escritor Paulo Cavalcanti, seu primeiro presidente.
Depois de uma temporada ocupando uma sala no Espaço Passargada, na Rua da União, a UBE-PE conquistou a sede própria (A Casa do Escritor Pernambucano) um belo casarão construído na bucólica rua de Santana, nº 202, em Casa Forte, em terreno cedido inicialmente em regime de comodato pelo prefeito Gilberto Marques Paulo, que sancionou a Lei 15.740/92, e que, agora, passa pelo processo final da doação autorizada pela Lei 16.631/2000 de autoria do então vereador Admaldo Matos e sancionada pelo prefeito Roberto Magalhães. O Núcleo Paulista PE foi empossado em 27/10/12, com a presença do Presidente da UBE Alexandre Santos e o Presidente da Academia de Letras e Artes do NE Sr Melchíades Montenegro. Na oportunidade tomaram posse a Coordenadora Margarett Leite, os demais membros da diretoria e todos os seus membros.
O evento contou com a presença dos artesãos de Maria Farinha e Grupos Culturais e Artísticos de vários seguimentos. Pequenas palestras que destacaram a presença do índio, a maçonaria, o negro, e o povo judeu como influência na nossa cultura e culminou com um recital de poesia.


Nenhum comentário:

Postar um comentário